sexta-feira, 7 de março de 2008

Ser Africano

Há muita gente que pensa que ser africano é saber sentar-se no chão e comer com a mão. Sim, isso é certo africano. Mas desenganem-se, quem pensa que só os africanos é que fazem isso. Todos os povos no mundo se sentaram já no chão e comeram com a mão. O problema é problematizado, pois há muita gente que pensa que só os africanos é que comem com a mão. Não, todos os Árabes da África do norte, mesmo antes de serem africanos (vieram do oriente para África), comiam com a mão, sentados no chão.
Temos que respeitar e ter a consciência das nossas atitudes, valorizar coisas nossas que tem valor, que são boas para o futuro da nossa terra, para o nosso povo poder avançar.
Ninguém deve pensar que é mais africano do que o outro (mesmo se um que não é africano defende os interesses de África) porque ele sabe hoje comer melhor com a mão, fazer bem a bola de arroz e atirá-la para boca. Os «tugas» quando eram visigodos ainda, ou os suecos, que nos ajudam hoje, quando eles eram ainda vikings, também comiam com a mão. Temos que de sentir orgulho de ser africano de corpo e alma e, lutar em prol do desenvolvimento da África, acender a chama da simpatia, que caracteriza a nação africana. A pobreza é a nossa riqueza, a tristeza é desobediência a africanidade. Comer com a mão sim, mas guerra não.
Vamos todos, homens e mulheres, velhos e crianças, anciões e jovem dar a mão e construir uma nova África, onde brota a seiva do amor e carrinho. Haja paz em África. Não a violência nem ódio, que não exista propósito de vingança, destruição e os que cultivam sentimento de rancor.A alegria é a nossa identidade, a esperança é o pano do nosso ombro. Orgulhe-se de ser africano

Mídana Sanca

Sem comentários: